DICAS DE SAÚDE

BANHO DE SAL GROSSO - EXPLICAÇÃO

Banho de sal grosso: bastante utilizado e de fácil realização. Feito de sal grosso marinho, trata-se de um ótimo condutor elétrico que descarrega os íons dos átomos com excesso de cargas negativas (ionizados). Atua no duplo-etéreo, tirando as energias negativas por um processo de desmagnetização. Depois do banho de sal grosso - na verdade um banho de introdução, é importante tomarmos outro banho ritualístico, pois foram descarregadas as energias negativas e positivas, podendo nos deixar desenergizado, o que só é revertido com outro tipo de banho, desta vez de fixação e não de desimpregnação. Por isso não descrevemos como se fazem os banhos e recomendamos muito critério a quem os toma. Não devemos banalizar e fazê-los todos os dias. Os banhos não substituem a reforma íntima e as boas intenções da alma, que vêm de dentro para fora.


ALIMENTOS QUE AUMENTAM A BARRIGA

Os alimentos que estimulam uma grande produção de insulina pelo pâncreas são os maiores responsáveis pelo acúmulo de gordura abdominal, levando ao desenvolvimento da resistência à insulina. Essa resistência à insulina pode levar ao diabetes. A insulina é um hormônio fundamental para colocar a glicose dentro da célula para produzir energia, entretanto quando produzido em excesso vai causar um desequilíbrio no organismo: vai fazer lipogênese (produção de gordura) na região abdominal e também vai aumentar o hormônio do apetite (grelina) além de diminui o hormônio da saciedade (leptina), aumentando assim a compulsão alimentar.

ALIMENTOS QUE AUMENTAM A GORDURA ABDOMINAL:

- Carboidrato de alto índice glicêmico (farinha branca refinada e seus derivados, açúcar, e doces em geral), porque necessitam de muita insulina;
- Carboidrato de alto e baixo índice glicêmico em quantidade exagerada numa mesma refeição, pois produz excesso de insulina;
- Gordura trans (biscoito recheado, pipoca de microondas, bolo industrializado, etc.);
- Gordura saturada em excesso (carnes gordas, pele de frango, salame, linguiça, manteiga, bacon, etc.).

QUE NÃO AUMENTAM A GORDURA ABDOMINAL:

- Carboidrato de baixo índice glicêmico em quantidade moderada (pão integral, hortaliças, frutas, cereais integrais, grãos, etc.), pois produz nível adequado de insulina;
- Gordura monoinsaturada em quantidade moderada (azeite de oliva extra-virgem, amêndoa, castanhas, nozes, etc.);
- Gordura poli-insaturada em quantidade moderada (salmão, atum, sardinha, chia, linhaça, etc.);
- Antioxidantes (vitamina C, vitamina E, selênio, zinco, betacaroteno, licopeno, antocianina, flavonoides, etc.). A gordura abdominal produz citocinas (substâncias inflamatórias) que oxidam as células e os antioxidantes vão protegê-las.

FONTES DE ANTIOXIDANTES:

- Vitamina C (laranja, tangerina, abacaxi, morango, vegetal verde escuro, etc.);
- Vitamina E (azeite de oliva, óleo vegetal, oleaginosas, abacate, etc.);
- Selênio (castanha do Pará, uma grande fonte);
- Zinco (nozes, frango, feijão, etc.);
- Betacaroteno (cenoura, mamão, abóbora, vegetal verde escuro, etc.);
- Licopeno (tomate, melancia, goiaba, etc.);
- Antocianina (açaí, berinjela, cebola roxa, repolho roxo, etc.);
- Flavonoides (uva, cebola, chá verde, cacau, etc.).

(Neuza Cavalcanti)




A ALEGRIA DO ALECRIM

Existe uma graciosa lenda a respeito do alecrim: quando Maria fugiu para o Egito, levando no colo o menino Jesus, as flores do caminho iam se abrindo à medida que a sagrada família passava por elas. O lilás ergueu seus galhos orgulhosos e emplumados, o lírio abriu seu cálice. O alecrim, sem pétalas nem beleza, entristeceu lamentando não poder agradar o menino. Cansada, Maria parou à beira do Rio e, enquanto a criança dormia, lavou suas roupinhas. Em seguida, olhou a seu redor, procurando um lugar para estendê-las. 'O lírio quebrará sob o peso, e o lilás é alto demais'. Colocou-as então sobre o alecrim e ele suspirou de alegria, agradeceu de coração a nova oportunidade e as sustentou ao Sol durante toda a manhã. "Obrigada, gentil alecrim! disse Maria. Daqui por diante, ostentarás flores azuis para recordarem o manto azul que estou usando. E não apenas flores te dou em agradecimento, mas todos os galhos que sustentaram as roupas do pequeno Jesus, serão aromáticos. Eu abençôo folha, caule e flor, que a partir deste instante terão aroma de santidade e emanarão alegria."


O alecrim é digestivo e sudorífero. Ajuda a assimilação do açúcar (no diabetes) e é indicado para recompor o sistema nervoso após uma longa atividade intelectual. É recomendado para a queda de cabelo, caspa, cuidados com a pele, lesões e queimaduras; para curar resfriados e bronquites, para cansaço mental e estafa e, ainda, para perda de memória, aumentando a capacidade de aprendizado. 

Madame de Sévigné recomendava água de alecrim contra a tristeza, para recuperar a alegria. Rudolf Steiner afirmava que o alecrim é, acima de tudo, uma planta calorífera que fortalece o centro vital e age em todo o organismo. Além disso, equilibra a temperatura do sangue e, através dele, de todo o corpo. Por isso é recomendado contra anemia, menstruação insuficiente e problemas de irrigação sanguínea. Também atua no fígado. E uma melhor irrigação dos órgãos estimula o metabolismo.

O Alecrim tem aplicações muito vastas: utiliza-se para as doenças nos rins, calculoses, vômitos, vertigens e tonturas, indigestões, anemia, reumatismo, diarreia, sistema imunitário, epilepsia, vesícula, cansaço, memória, entre outros.

É anti-séptico. Pode utilizar-se em lavagens, para problemas de pele (juntamente com outras plantas) e usa-se também como tônico capilar e, junto com a salva, para combater a caspa;
Tal como o ginseng, é estimulante, favorece a atividade mental (memória), ritmo cardíaco, para problemas de hipotensão (pressão arterial baixa) mas também utiliza-se para os nervos, stress e ansiedade.

Nos melhores tratamentos para os nervos e stress utilizam-se estimulantes de manhã e calmantes ao fim da tarde.
Como chá, o alecrim tem um sabor um pouco amargo e é quente, ou seja, tem uma ação fortificante e aquecedora sobre todo o organismo, particularmente o aparelho digestivo, revigorando e aumentando a disposição e a energia, agindo como um anti-depressivo nos casos de esgotamento físico e mental. 

Combate a diabetes e tem propriedades anti-reumáticas.
Alguns dizem que tomado quente acalma a tosse.

Também ativa as funções do pâncreas e estimula a circulação.
Externamente, serve para desinfetar feridas e ajudar na cicatrização.

Para asma: fumo de alecrim ( reduzir a pedaços pequenos as folhas secas. Fazer cigarro e fumar quando ameaçar ataque de asma). 

Para reumatismo, eczemas e contusões: folhas cozidas no vinho usadas externamente. 

Anti-séptico bucal: infusão comum. 

Para sarna: infusão bem forte aplicada externamente. 
Cicatrizante de feridas e tumores: folhas secas reduzidas a pó ou suco. 

Como medicação, só se utilizam folhas de alecrim. 
Galhos floridos secando num vaso na casa estimula a memória.

Uso caseiro: Insecticida natural, plantado na horta protege as outras plantas. 
Ramos de alecrim frescos, colocados entre as roupas defendem-nas de ataque de traças.

Desinfectante de alecrim: ferver folhas e pequenos caules de alecrim durante meia hora.
Quanto menos água mais concentrado será. Espremer e usar para limpar louças e casas de banho.

Para desengordurar melhor, misturar um pouco de detergente. Guardar na geladeira, dura uma semana.

Aromaterapia: o óleo essencial de alecrim é utilizado para dores musculares, reumatismo,artrite.

O uso popular consagra o alecrim como remédio infalível para curar anemias, assim:
colher um ramo de alecrim, juntar um copo de água (cerca de 200 ml) e deixar ferver durante 5 a 10 minutos, em lume brando. Deixe repousar durante 10 minutos, coar e beber meia chávena todas as manhãs, em jejum, mantendo no frigorífico (geladeira).
Repetir este tratamento 5 vezes (cerca de 1 litro de chá) consegue-se curar qualquer anemia.

Tratamento testado para Tonturas e Sequelas de Derrames 
Preparar um chá com:
. Três cravinhos ou cravos-da-índia, sem cabeça.
. Uma colher de chá de alecrim
. Uma colher de chá de erva-doce
Tomar à noite antes de dormir.

O Alecrim pode ainda ser usado como tônico capilar e para a caspa. Para isso, faça um chá bem forte com alecrim e salva e juntar ao champô, na proporção de um quarto de chá para um frasco de champô. Pode também preparar uma tintura de alecrim e juntar 10 ou 15 ml ao shampoo.


Mamão Papaya

Como eu já tive "gastrite aguda" (posso provar por imagem de endoscopia), nem um copo de água podia ingerir, que me dava azia e o próprio médico, há uns 20 anos, recomendou-me, ao invés de Tagamed e outros remédios (que vinha me receitando por quase dois anos), que de manhã, por 30 dias, me limitasse a comer um "mamão papaya", (de quem já ouvira maravilhas para curar gastrites e afins). 

Nesse período, até as 10 horas, não deveria ser tomado nenhum líquido. café, chás ou outras bebidas que contivessem pó, nesses 30 dias não poderiam ser tomados em hipótese alguma.

Pois qual não foi nossa surpresa, quando ao final dos 30 dias, em nova endoscopia, meu aparelho digestivo não apresentava mais nenhum sinal de gastrite.

Transmito isso, pois sei que muitas pessoas se abstém de comer doces ou outras iguarias porque logo vem a dolorosa azia.

Desde que comecei a comer, todo dia, um "mamão papaya", de manhã, nunca mais tive qualquer sintoma de azia ou mal estar. Posso comer doces, chocolates, etc.!

Ah!... sem contar que naquela ocasião também sofria de hérnia hiatal, a que provoca o refluxo ..! 

Loide Melo Faria

Mamão, um tesouro ao seu alcance                                                          

O mamão (Carica papaya), originário da América Tropical, é uma das melhores frutas do mundo, tanto pelo seu valor nutritivo, como pelo poder medicinal.

Cada parte desta planta é preciosa, a começar pelo tronco. De sua parte interna, retira-se uma polpa que – depois de ralada e seca – assemelha-se ao coco ralado. É rica em propriedades nutritivas e aproveitada em alguns lugares no preparo de deliciosas rapaduras.

O cozimento das raízes dá um tônico para os nervos, e é também remédio para as hemorragias renais.

As folhas do mamoeiro, após secas à sombra, têm aplicação no preparo de agradável chá digestivo que pode ser dado livremente às crianças, pois não contém cafeína.


O suco leitoso extraído das folhas é o vermífugo mais enérgico que se conhece. Usa-se diluído em água. Ainda é digestivo e cura feridas. Em diversos lugares, a medicina popular o utiliza para tratar eczemas,verrugas e úlceras.

Os índios preparam a carne envolvendo-a com folhas de mamoeiro por algumas horas antes de levá-la ao fogo. Este processo amacia a carne.

Com as flores do mamoeiro macho prepara-se um maravilhoso xarope que combate a rouquidão, tosse, bronquite, gripe e indisposições gástricas causadas por resfriados.

Coloca-se um punhado de flores, com um pouco de mel em vasilha resistente ao calor, mas que não seja de alumínio. Acrescenta-se um copo de água fervendo, tapando-se bem. Depois de esfriar, toma-se às colheradas, de hora em hora.

Com o fruto verde faz-se um doce maravilhoso. Pode-se também prepará-lo ensopado ou ao molho branco. É uma iguaria!


O mamão maduro é altamente digestivo (cada grama de papaína – fermento
solúvel contido no fruto digere 200g de proteína); 


- tem mais vitamina C que a laranja e o limão; 
- contribui para o equilíbrio ácido-alcalino do organismo; 
- é diurético, emoliente, laxante e refrescante
- cura prisão de ventre crônica comido em jejum; 
- pela manhã, faz bem ao estômago
- é eficaz contra a diabete, asma e icterícia
- bom depurativo do sangue;
- não pode faltar na alimentação da criança, pois favorece o seu crescimento.
ajuda a reduzir o colesterol. 
- o betacaroteno (pró-vitamina A) ajuda a combater doenças da pele, cegueira noturna e queda de cabelo 


- Depois de comer-se o mamão, esfrega-se a parte interna da casca sobre

a pele para tirar manchas, suavizar a pele áspera e eliminar rugas.

MÁSCARA PARA O ROSTO DE MAMÃO E MEL
 Para fazer uma máscara para o rosto de mamão e mel em casa, você vai ter que ter em mãos meio mamão papaya pequeno amassado e apenas uma colher de sopa cheia de mel. Esta dosagem é apenas para uma aplicação e não faça para guardar, refaça sempre que for aplicar para o mamão estar fresco e assim conservar todas as suas propriedades rejuvenescedoras,


Para aplicar a máscara para o rosto de mamao e mel, primeiro lave o rosto com água corrente e sabonete e seque bem. O ideal é que seja feita a noite, quando o corpo não vai entrar em contato com a ação do sol. Depois de misturar os itens da receita, deixe a máscara fácial agir por 20 minutos e depois do tempo de pausa enxágue com bastante água fria.

- Mastigar de 10 a 15 sementes frescas elimina vermes intestinais, regenera o fígado e limpa o estômago. Comidas em quantidade, são eficazes contra câncer e tuberculose.


Faltava dizer que qualquer uso que se faça de qualquer parte desta planta, traz consigo uma ação vermífuga poderosa, o que bastaria para destacar sua importância.

Melhor que consumir frutos do supermercado (colhidos verdes e amadurecidos à força no carbureto), é colhê-los já maduros no pé, no próprio quintal pois além disso serão livres de agrotóxicos.



Num espaço bem apertado cabem vários mamoeiros. Eles gostam de terra boa, bem adubada. Por exemplo, com lixo de cozinha ou com uma "Boca da Terra".

O consumo do mamão é recomendado pelos nutricionistas por se constituir em um alimento rico em licopeno (média de 3,39mg em 100gr), vitamina C e minerais

importantes para o organismo.
 Quanto mais maduro, é maior a concentração desses nutrientes.