TERAPIAS HOLÍSTICAS


TERAPIA   = harmonizar, equilibrar
HOLÍSTICA = totalidade,por inteiro.

Popularmente chamadas de "terapias alternativas" são aplicadas pelo Terapeuta Holístico, que procede ao estudo e a análise do cliente, cuja abordagem leva em consideração os aspectos corpo-mente-emoção-espírito.


Quando conseguimos ver com um “novo olhar”, a forma como pensamos e agimos, podemos ter mais compreensão sobre as áreas da nossa vida que parecem “não dar certo” e não "entendemos o porquê".

Muitas vezes, insistimos com um “jeito de ser”, que nos trazem resultados contrários ao que desejamos, e a cada situação negativa, vivenciamos doloridos sentimentos, como rejeição, desamor, incompreensão entre outros. E passamos a acreditar que o mundo é mal, que viemos para sofrer, que não merecemos a felicidade e “ninguém nos entende”.

Mas, o corpo “entende e responde”.  Se ficarmos rancorosos e defensivos, podemos passar a ter problemas gástricos, pois o estômago e seu meridiano vão guardar esses sentimentos, esse tipo de energia.

Ou se uma grande tristeza nos atinge, e reforçarmos este pesar a cada injustiça vivida, ou ficamos nos lamentando, pensando, remoendo sobre isso, o pulmão ou o intestino grosso e seus  meridianos correspondentes, serão atingidos.

Na Medicina chinesa, cada sentimento tem um órgão vital como o seu lar, e essas energias percorrem todo o corpo, como rios, através dos meridianos.

Jamais diga,  do fundo da alma, “que vontade de morrer”, "que ódio dessa pessoa”, “eu não presto mesmo”, “nunca mais vou amar ninguém”, “nunca mais abrirei o meu coração”, “não quero lembrar nunca mais”, “quero ficar anestesiado”, “quero desaparecer”, "eu nunca vou me perdoar", entre muitas outras afirmações!

Essas expressões que nascem do fundo da alma ferida, são “entendidas”, por nossas células que tem um mecanismo inteligente. Elas literalmente, “escutam” o nosso sentir, o cérebro acata essas ordens, “reconfigurando" o metabolismo e começam a atacar o próprio corpo, trazendo o câncer, os problemas cardíacos, a pressão alta, os desequilíbrios nas principais glândulas, no sistema linfático, nas artérias, no sistema nervoso, na pele e etc... 

Somos um todo complexo, um ser integral. Portanto, para se ter saúde, é  preciso buscar coerência e equilíbrio entre nossas partes, pois conflitos trazem os desequilíbrios energéticos, e energia é VIDA, que flui da natureza da qual nos alimentamos(ar, água, alimentos que vem da terra), dos pensamentos e de sentimentos. Como diz nas escrituras, "nem só de pão vive o homem".


O TRABALHO HOLÍSTICO, pesquisa e avalia esses sentimentos em desequilíbrio, as predisposições e as possíveis conseqüências, a nível físico, emocional e espiritual, e busca as melhores indicações terapêuticas para revitalizá-los.

É importante salientar, que espiritual não é religioso, estamos falando do seu Eu Superior, aquele que "sente" e se "conecta" com ideal de Amor, de Amizade, de Justiça e de Verdade
Que te impulsiona a ter , coragem, cair e levantar e a Amar incondicionalmente.


Conheça-te a ti mesmo! E  se precisar de uma de orientação, estou aqui para te ajudar!

Grande abraço,
Tereza Sigwalt

Nenhum comentário:

Postar um comentário