segunda-feira, 23 de julho de 2012

SIMPATIA OU EMPATIA


Simpatia - É quando o terapeuta se uni aos que sofrem e sentem tudo o que eles sentem, ou seja sentem a dor e o sofrimento do sofredor em si mesmo e se identificam com a dor como se fosse sua. Isto é entrar na dor do sofredor, isto é entrar no luto do outro. 
Esta atitude chamamos de Simpatia, e não é a forma mais adequada de ajudar a pessoa que veio em busca de cuidados terapêuticos.


Empatia - É quando o terapeuta entende a dor e o sofrimento dos outros sem envolver-se pesarosamente com seus sofrimento. Isto é manter-se ao lado do sofredor de forma amorosa e compassiva oferecendo a ele todo seu suporte. 
Esta atitude chamamos de empatia, esta sim, é a forma mais adequada de ajudar a pessoa que veio em busca de cuidados terapêuticos. Isto é tratar o sofredor com inteligência emocional.


“O objeto da empatia é a compreensão (compaixão), e o objeto da simpatia é o bem-estar do outro. (...) Em resumo, a empatia é um modo de conhecimento e a simpatia um modo de encontro com o outro”, define o psicólogo americano Lauren Wispe.

"O estado de empatia, ou de entendimento empático, consiste em perceber corretamente o marco de referência interno do outro com os significados e componentes emocionais que contém, como se fosse a outra pessoa, em outras palavras, colocar-se no lugar do outro, porém sem perder nunca essa condição de “como se”. 


A empatia implica, por exemplo, sentir a dor ou o prazer do outro como ele o sente e perceber suas causas como ele a percebe, porém sem perder nunca de vista que se trata da dor ou do prazer do outro.


O Terapeuta Holístico "ouve" o que a essência do outro precisa e deseja para harmonizar os conflitos internos, entre o pensar, o sentir e o fazer. Encontrando caminhos para recolocá-lo nos trilhos da sua própria felicidade..

Nenhum comentário:

Postar um comentário