quinta-feira, 14 de abril de 2011

ELEMENTO FOGO



O ELEMENTO FOGO, NA MEDICINA CHINESA
ÓRGÃOS DE REFERÊNCIA: CORAÇÃO E INTESTINO DELGADO 

Neste setor a energia vital é exuberante como o sol do meio-dia em pleno verão, irradiando seu calor em todas as direções.  A semente que virou planta na primavera já está soltando botões, flores e frutos. Também temos um sol em nós, representado pelo coração, que irradia calor humano através de sentimentos e produz alegria.

Para os chineses, coração e mente são a mesma coisa; os pensamentos são movimentos do coração, e o coração é soberano do corpo/mente/espírito. FOGO em equilíbrio nos dá bons pensamentos, boa vontade, bons sentimentos e facilidade de comunicação, tudo regido por uma alegria essencial à nossa vida.

Quem ri à toa mostra problemas em Fogo. Também quem fica contando piadas compulsivamente, quem dá gargalhadas escandalosas o tempo todo, quem não ri nunca, quem fala demais, quem não consegue entender e ser entendido, quem está sempre do contra, quem não tem amigos, quem é gelado.

PROBLEMAS NO ELEMENTO FOGO:

FÍSICOS: Febre, má circulação, digestão difícil, extremidades frias, sensações de frio e calor despropositadas, varizes, hemorróidas...

EMOCIONAIS: Falta de calor e de comunicação com as pessoas, frieza amorosa, dificuldades de se colocar em relação ao mundo, confusão de emoções e pensamentos, dificuldades de concluir o que foi iniciado, desejos fortíssimos que atropelam os outros, descaso pelos sentimentos próprios ou alheios... 

(Manual do Herói - Sonia Hirsch)

Nenhum comentário:

Postar um comentário